Layout do blog

Seu filho enxerga bem dos dois olhos?

mar. 09, 2022

Em cada olhar, pais e filhos criam conexões poderosas. Os olhos são sempre uma porta de interações cotidianas de emoções, que naturalmente nos aproximam dos pequenos.

 A visão da criança estará diretamente associada ao seu desenvolvimento motor, aprendizado, compreensão do mundo ao redor, desempenho escolar e capacidade de comunicação.


Logo, é fundamental ter plena consciência sobre como está a saúde dos olhos do seu filho, promovendo o pleno desenvolvimento, assim como, identificando precocemente problemas. Fique atento a sinais que podem indicar problemas de visão:

 

  • Dores de cabeça frequentes ou náuseas.


  • Ter assimetrias ou alterações nos olhos, ou pálpebras.


  • Dificuldade para ver objetos próximos ou a distância, e até mesmo visão dupla. Se o seu filho começar a ficar muito próximo de telas, televisores ou livros, pode sinalizar problemas de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.


  • Apertar ou esfregar os olhos com frequência, deixando-os avermelhados, irritados ou lacrimejando.


  • Franzir a testa para enxergar a distância ou piscar além do normal.


  • Evitar realizar atividades esportivas, de lazer ou que exijam mais habilidades, como sinal de insegurança devido à dificuldade em enxergar.


  • Esbarrar e tropeçar com facilidade.


  • Reflexo branco na pupila (centro dos olhos). Quando incide sobre os olhos um feixe de luz artificial ou de flash fotográfico e aparece um reflexo branco semelhante ao olho do gato, pode sinalizar catarata, retinoblastoma ou outras doenças oculares. Olhos saudáveis têm reflexos vermelhos.


Exames oftalmológicos em crianças de 0 a 5 anos

 

 Com objetivo de estimular a frequência e os componentes do exame oftalmológico em crianças saudáveis de 0 a 5 anos, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e a Sociedade Brasileira de Pediatria SBP orientam:

 

  • 0 a 36 meses:
    Deve ser realizada a inspeção dos olhos e anexos (pálpebras, córnea, conjuntiva, íris e pupila), avaliação da função visual apropriada para a idade, fixação ocular e alinhamento dos olhos.


  • 0 a 12 meses:
    Devem ser avaliados os marcos de desenvolvimento.


  • o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) deve ser realizado pelo pediatra nas primeiras 72 horas de vida, ou antes da alta da maternidade.

 

NOTA: o TRV deve ser repetido pelo pediatra durante as consultas de puericultura pelo menos três vezes ao ano durante os primeiros 3 anos de vida. A falha de visualização ou anormalidades no TRV são indicações para encaminhamento urgente ao oftalmologista.

 

Principais problemas oftalmológicos em crianças:

 

Erros refrativos


Os erros refrativos são as condições mais comuns da infância. Os populares astigmatismo, miopia e hipermetropia.


É natural possuir um grau baixo de hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), porque o olho está em desenvolvimento. Com o tempo, os olhos crescem e a visão tende a ganhar nitidez.

 

Ambliopia


Quando uma criança tem um problema ocular como a catarata congênita ou mesmo um erro refrativo grande o suficiente para causar uma baixa acuidade visual, isso pode dificultar a formação da via visual, causando a ambliopia.


E o que isso quer dizer?


A via visual é o “caminho” por onde se transmite a informação ao cérebro de tudo que olhos captam. Se não se formar uma imagem nítida na retina, toda a via visual não se desenvolve e o cérebro não “aprende” a enxergar.


Quanto mais tempo passar até que se trate a causa da baixa acuidade visual, pior será o resultado do tratamento da ambliopia, e após uma certa idade, a ambliopia é incurável. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial!

 

Estrabismo


O famoso olho torto ou vesgo.


É muito comum bebês até os 6 meses apresentarem momentos de desvio dos olhos, sem que isso seja alguma anormalidade. Isso acontece porque os olhos dos bebês ainda estão em desenvolvimento e, assim, podem ter momentos de dificuldade de manter os olhos alinhados.


Se o desvio for constante ou permanecer após essa idade, a criança deve ser avaliada por um oftalmologista, pois pode ser estrabismo, e isso também é uma causa de ambliopia.

 

Catarata congênita


É uma condição que deve ser diagnosticada nas primeiras semanas de vida do bebê, para que a cirurgia possa ser realizada precocemente e assim dar à criança uma chance de ter uma visão muito próximo do normal.

 

Conjuntivite


A conjuntivite também é comum na infância. Causada normalmente por vírus ou bactérias e deve ser avaliada por um oftalmologista que irá indicar a necessidade ou não do uso de colírios.


Crianças com secreção ocular podem contagiar outras crianças, e, além disso, olhos vermelhos e secreções oculares podem ser sinais de doenças graves nos olhos e deve-se buscar ajuda especializada imediatamente.


Cuide dos seus olhos com a MIRAI OFTALMOLOGIA

 

Para garantir sua saúde ocular contra todos os possíveis riscos, o ideal é estar em dia com as consultas de rotina com seu oftalmologista. 

 

Na MIRAI OFTALMOLOGIA disponibilizamos todos os cuidados necessários para a visão dos adultos e crianças, com as mais modernas tecnologias, profissionais experientes e atenciosos, além de um espaço confortável e acolhedor. 

 

Marque a sua consulta pelos telefones (12) 3624-1708 ou (12) 3421-9495.

29 mar., 2023
A importância da avaliação oftalmológica regular para a saúde ocular
Por MIRAI oftalmologia 06 out., 2022
Como os raios ultravioleta prejudicam a sua visão?
11 jul., 2022
TELAS E OLHOS Os impactos da tecnologia na sua visão.
09 mar., 2022
A MIRAI Oftalmologia selecionou para você 10 dúvidas comuns sobre a saúde dos olhos.
Share by: