GLAUCOMA

A MIRAI Oftalmologia, localizada em Taubaté, é especializada em Glaucoma.
GLAUCOMA é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular. Isso provocará lesões no nervo ótico e, consequente, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Tipos e Sintomas

TIPOS de GLAUCOMA:

1. GLAUCOMA de ângulo aberto ou GLAUCOMA crônico simples representa mais ou menos 80% dos casos.
    Incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático.
    É causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
  2. O GLAUCOMA de ângulo fechado tem como principal característica o aumento súbito da pressão intraocular.
  3. O GLAUCOMA congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos.
  4. O GLAUCOMA secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

GLAUCOMA é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente, até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intra-ocular mais elevada.

Dois sinais merecem atenção:

1. Pressão intra-ocular acima da média.
  2. Alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho.

Outros fatores podem ajudar a confirmar o diagnóstico:

• Pacientes negros têm risco elevado, pois têm maior propensão a desenvolver pressão alta.
  • Pessoas com mais de 35 anos e portadores de diabetes também.
  • O histórico familiar também é importante: cerca de 6% das pessoas com GLAUCOMA já tiveram outro caso na família.

Tratamento

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral que só são usadas em casos emergenciais.

Alguns tipos de GLAUCOMA estão associados a distúrbios que requerem tratamento específico. Cessada a causa, a pressão intra-ocular regride e o problema visual desaparece. Portanto, a medicação oftalmológica é usada por prazo curto enquanto se trata a outra doença que provocou o GLAUCOMA, por exemplo, diabetes.

GLAUCOMA crônico – tipo mais comum da doença – exige o uso constante de colírios pela vida inteira, porque não tem cura. Como pode ser controlado por meio de medicação, cirurgia ou raio laser, o paciente precisa ser mantido sob controle ininterruptamente.

Tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

* Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce do GLAUCOMA é fundamental para o controle da doença.

* Não se descuide da adesão ao tratamento. Muitas pessoas deixam de seguir as recomendações do médico, primeiro pela ausência de sintomas, depois por os medicamentos serem muito caros. Esse descuido pode ter graves consequências.