OFTALMOPEDIATRIA

Oftalmopediatria

A MIRAI Oftalmologia, localizada em Taubaté, é especializada em Oftalmopediatria.
A OFTALMOPEDIATRIA atua no diagnóstico de diversas doenças, como:
  • Erros refracionais, que são as ametropias mais comuns e podem ser corrigidas com uso de óculos.

• Catarata e glaucoma congênitos (que nascem com a criança).

• Tumores, como o retinoblastoma.

• Distúrbios que podem se manifestar ainda nos primeiros meses de vida, como o estrabismo, a obstrução das vias lacrimais ou a toxoplasmose.

Atenção

Como as crianças dificilmente manifestam alguma queixa, é necessário ficar atento às principais manifestações das doenças da infância, como:

1. Dificuldade para fixar a visão (sinal de baixa acuidade visual).
  2. Olhos não alinhados (estrabismo).
  3. Mancha branca na pupila (pode ser sinal de catarata ou retinoblastoma).
  4. Lacrimejamento ou lágrimas nos olhos (pode ser glaucoma, obstrução da via lacrimal, quadros alérgicos ou corpo estranho).

A PREVENÇÃO SERÁ SEMPRE A MELHOR ALTERNATIVA.

Em caso de suspeita de alguma alteração, deve-se procurar o OFTALMOPEDIATRA para avaliação. Muitas vezes, estas alterações são muito leves ou difíceis de perceber.

Assim,
A MELHOR FORMA DE PREVENIR É FAZER EXAMES PERIÓDICOS. Na OFTALMOPEDIATRIA estamos sempre correndo contra o relógio. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento das doenças oculares, maiores as chances de que a criança desenvolva uma visão de qualidade. Por isso, é importante os pais estarem atentos.

• ESTRABISMO:
    Pode ser necessário o uso de óculos, cirurgia ou até ambos.

• ERROS DE REFRAÇÃO:
    Em alguns casos, são prescritas lentes corretivas (óculos).

• OBSTRUÇÃO DE VIAS LACRIMAIS:
    Se iniciado o tratamento nos primeiros meses de vida, possui grande chance de cura, por meio de massagem ou por sondagem das vias lacrimais. Se necessária, cirurgia.

• CATARATA CONGÊNITA:
    Na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico, que deve ser realizado nos primeiros meses de vida.

• GLAUCOMA CONGÊNITO:
    Muitas vezes, precisa tratamento cirúrgico e tratamento com colírios.

• DOENÇAS INFECCIOSAS:
    Podem ser usadas medicações como antibióticos, na forma de colírios ou de medicações de uso oral.